Noakhali – 08 | Rota do Sol

Noakhali é um distrito no sudoeste do Bangladesh, localizado na divisão Chittagong. Foi estabelecido como distrito em 1821 e oficialmente nomeado Noakhali em 1868. Sua população é de 3.109.078 pessoas.

Em todo o país, os muçulmanos bengalis são o grupo etno-religioso predominante, com uma população de 146 milhões, o que faz deles 88.23% da população da nação. Este fato torna Bangladesh o terceiro maior país de maioria muçulmana, depois da Indonésia e do Paquistão. Os muçulmanos bengalis também são o segundo maior grupo étnico do mundo, atrás apenas dos muçulmanos árabes. A maioria dos muçulmanos de Bangladesh são membros do ramo sunita do Islã. Na cidade de Noakhali, especificamente, o Islã é a religião predominante, pois 95% da população é muçulmana.

A trágica história dos hindus de Bengala Oriental (que posteriormente se tornou Paquistão Oriental e agora é Bangladesh) começa com o genocídio de Noakhali, que foi um prelúdio para o que se desenrolou nos anos seguintes. Em 1946, o distrito de Noakhali foi o cenário de uma horrível carnificina, que a historiadora Yasmin Khan descreveu como determinada por uma “clara organização estratégica (as estradas para entrar e sair da quase inacessível região foram fechadas)”. (The Great Partition: The Making of India and Pakistan. Yale University Press, 2008); pelo menos 5.000 hindus foram massacrados, centenas de mulheres hindus, violentadas e milhares convertidos ao Islã à força; muitos fugiram para a Índia. Mesmo a missão de paz de Mahatma Gandhi, em Noakhali, fracassou na tentativa de reprimir as atrocidades contra os hindus, que não diminuíram durante a estada dele. Exasperado, Gandhi deixou Noakhali, instigando os hindus de lá: “Saiam de Noakhali ou morram”. (NY Times. 8 de Abril de 1947).

O povo de Noakhali fala noakhailla, uma língua begali-assamesa de Bangladesh. Ela é usada não só pelo povo de Noakhali, mas também por povos de outros distritos em Bangladesh e em algumas partes da Índia. Os grupos escolarizados, elitistas, políticos e influentes de Bangladesh normalmente preferem a forma padrão do bengalês para a comunicação mais pública. Eles conservam o dialeto para a comunicação mais privada, restrita aos membros da comunidade nativa da Grande Noakhali.

“O Senhor se tornou acessível ao povo de Noakhali  que não perguntava a seu respeito; será achado por eles, que não o procuravam. Aos bengalis que não clamavam pelo seu nome, o Senhor diz: Eis-me aqui, eis-me aqui.” (cf. Isaías 65.1).

  • Peça a Deus que o ódio das pessoas pelo povo de Noakhali, devido ao passado histórico, seja quebrantado pelo poder do Evangelho.
  • Clame para que Deus envie obreiros a Noakhali, a fim de espalhar o amor de Cristo nessa cidade.
  • Ore para que se levante um povo que ame a Deus, uma igreja forte que semeia a Palavra por onde for.
  • Que  10% dos muçulmanos de Noakhali se cheguem a Jesus até o ano de 2030.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de ler