Cox’s Bazar – 07 | Rota do Sol

Cox’s Bazar é um resort turístico popular no sudeste de Bangladesh, situado ao longo da Baía de Bengala, a cerca de 100 km ao sul de Chittagong. A maior parte da cidade é construída sobre uma várzea mais baixa do que as dunas, tornando-a mais suscetível às inundações causadas por ciclones e tempestades. As principais atividades econômicas, além do turismo, incluem processamento de pesca, produção de sal, etc. A produção de vestuário e tecelagem, a carpintaria e a metalurgia são destaques nas indústrias caseiras.

Oficialmente, a população de Cox’s Bazar é de aproximadamente 3 milhões de pessoas, de 152 grupos étnicos, dos quais 87 a 92% são muçulmanos (140 grupos étnicos não alcançados). A minoria muçulmana birmanesa (Mianmar)  rohingya — cerca de 500 mil imigrantes, de acordo com o Joshua Project — está incluída nesse número. Apenas 0,8% de toda a população de Cox’s Bazar é cristã, englobando qualquer tipo eclesiológico, conforme definido na Operação Mundo.

Em agosto de 2017, a violência extrema irrompeu no estado de Rakhine, em Mianmar, forçando centenas de milhares de civis a fugirem de suas casas. Um ano depois, cerca de 725.000 refugiados de Mianmar buscaram segurança no país vizinho, Bangladesh, o que transformou Cox’s Bazar no maior campo de refugiados do mundo. A maioria dos refugiados de Cox’s Bazar pertence aos rohingya. Mais da metade deles são crianças.

Em maio de 2020, o primeiro caso de Coronavírus foi detectado entre os 860.000 refugiados que vivem no distrito de Cox’s Bazar. No dia 21 de maio (a Noite do Poder para os muçulmanos), enquanto milhares se preparavam para as orações, uma chuva e vento fortes começaram a castigar a região. No dia seguinte, os refugiados acordaram com deslizamentos de terra, inundações e dezenas de abrigos destruídos.

“Embora Bangladesh tenha mantido suas obrigações internacionais de não forçar os refugiados rohingya a voltarem para Mianmar, o governo adotou medidas severamente repressivas, negando-lhes o direito à informação, educação e saúde; deteve centenas de refugiados em uma ilha de aluvião, propensa a inundações, na baía de Bengala, sem liberdade de locomoção ou  acesso a serviços essenciais humanitários e de proteção”.

  • Ore para que o Senhor envie trabalhadores para espalhar as boas sementes do evangelho entre os grupos étnicos não alcançados em Cox’s Bazar;
  • Ore para que o Senhor abra portas para que os trabalhadores alcancem os refugiados birmaneses em Cox’s Bazar;
  • Ore para que o Senhor proteja os refugiados da violência de pessoas de fora e dentro dos campos, especialmente contra mulheres e crianças;
  • Ore também para que o Senhor livre os refugiados de doenças, especialmente da Covid-19;
  • Ore para que o governo bengali ofereça melhores condições de vida aos refugiados;
  • Ore para que, acima de tudo, Jesus seja conhecido entre os refugiados de Cox’s Bazar e outros muçulmanos, para a salvação deles e para a glória de Deus.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de ler