Rota do Sol: Teerã

Teerã é a capital do Irã e centro da província de mesmo nome. Situada numa região urbana de 14 milhões de habitantes, é a maior cidade do país e uma das mais populosas do mundo.
O Irã, cuja economia é baseada majoritariamente na indústria do petróleo, é um dos países não árabes da região. Por isso, o distanciamento linguístico, político e religioso de seus vizinhos se torna mais perceptível. Em Teerã, 98% da população é dominada pela cultura e língua persa, e a maioria se identifica com a vertente xiita do islamismo.
Por causa do governo islâmico, espera-se que as mulheres cubram sua cabeça e se vistam apropriadamente. Mas essas regras só são seguidas em público, por haver penas rigorosas. Nos ambientes particulares, os iranianos gostam de música, danças, jogos e de estar juntos. Costumam ser bem-humorados, risonhos e fortemente devotados à família (os encontros familiares acontecem quase diariamente).
Segundo o site Portas Abertas, o Irã ocupa o 9º lugar na lista dos países que mais perseguem os cristãos. Seu regime de governo submete as ações políticas e jurídicas a rígidos dogmas religiosos, sob a influência do clero islâmico. O país vive sob uma opressão muito grande. O atual presidente, Ebrahim Raisi (eleito em 2021), é visto como um islâmico linha dura e ultraconservador.
O governo vê o crescimento da igreja como uma tentativa dos países ocidentais de minar o domínio islâmico no país. Muitas vezes, igrejas formadas por crentes de origem muçulmana são invadidas, e tanto líderes quanto membros são presos, acusados e condenados a longas sentenças de prisão por “crimes contra a segurança nacional”.
O código penal do país (que sufoca a liberdade religiosa) passou por alterações em 2013, o que piorou ainda mais a situação. Ensinar a Bíblia e contar aos outros sobre a fé em Jesus pode resultar em condenação; é ilegal evangelizar, proíbe-se a distribuição de material cristão na língua local, e a conversão ao cristianismo pode ser punida com a morte. Há apenas 1% de seguidores de Jesus no país, mas muitos estão vindo a Cristo por meio de encontros sobrenaturais com Ele, seja por visões, sonhos ou presenciando milagres.
#movimentodeoração
#GrandeComissão

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de ler