Guwahati – 09 | Rota do Sol

Guwahati, chamada de “Porta de Entrada para o Nordeste da Índia”, é a maior metrópole da região e um alvo altamente estratégico para o trabalho entre muçulmanos. Multiétnica, a cidade está em crescimento demográfico acelerado e é o centro comercial mais importante de Assam, estado limítrofe com Bangladesh, país de maioria muçulmana.

O grande número de templos hindus garante a Guwahati o apelido de “Cidade dos Templos”, mas o islamismo é a religião que mais cresce no estado de Assam, com previsões de que assuma a liderança nas próximas décadas. Atualmente, 12% da população de Guwahati professam o islamismo de maioria sunita, em vertentes de forte sincretismo com o hinduísmo. Esses muçulmanos participam dos festivais e práticas hindus. As filhas muçulmanas podem se casar com homens hindus, por exemplo. Na cidade, os cristãos correspondem a 0,93% da população. A Bíblia completa e recursos auxiliares em áudio, vídeo e texto estão disponíveis em assamês, bengali, hindi e bodo, o que corresponde a 95% das línguas faladas em Guwahati e também no idioma urdu, a língua falada pelos muçulmanos.

Nos últimos anos, conflitos violentos entre os civis hindus e o governo nacionalista têm atingido muçulmanos e cristãos por toda a Índia, e Guwahati não é a exceção, aparecendo com frequência no noticiário internacional dos últimos anos. A fronteira de Bangladesh com Assam torna a região particularmente sensível a essas tensões. O estado de Assam tem a segunda maior população muçulmana do país em termos percentuais, atrás apenas da Caxemira. Os muçulmanos de Assam são uma comunidade mista constituída por, pelo menos, quatro diferentes grupos: muçulmanos assameses, bengalis, bhotiyas e imigrantes chamados de miya. 

“Senhor Deus, enviaste Jesus como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de que também os povos muçulmanos em Guwahati venham a crer por intermédio dele.  Que Jesus possa ser anunciado ali, que as trevas se dissipem e muitos tenham sua mente e coração iluminados com o conhecimento da tua glória e o teu amor.” (cf. João 1:7; Lucas 2:32, 1Jo 1:5, ARA)

  • Ore pedindo que Jesus se revele aos muçulmanos de Guwahati em sonhos e visões.
  • Peça para que Deus dê aos líderes das igrejas locais, estratégia e visão corretas para alcançar os muçulmanos da região.
  • Peça por obreiros que estejam dispostos a ir a Guwahati a falar do amor de Jesus aos muçulmanos.
  • Clame por paz entre os grupos étnicos da região.  
  • Ore pela salvação de 10% dos muçulmanos em Guwahati até 2030.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de ler