IMPACT – Instituto de Multiplicação e Pioneirismo

É um programa de treinamento de plantação de igrejas, realizado diretamente no campo, entre povos muçulmanos não alcançados. Dessa forma, os participantes vão poder não só adquirir conhecimentos importantes, mas também desenvolver as habilidades e atitudes necessárias a quem deseja levar o Evangelho de forma relevante num contexto transcultural.

O programa do treinamento é gratuito! Porém, cada participante deve arcar com seus próprios custos de viagem e vida no campo, que variam para cada centro de treinamento.

Visão

Queremos capacitar e prover experiência prática para latinos que estão em seus primeiros passos no campo, ajudando-os a se preparem para um vida de serviço ao Senhor, que seja frutífera e de longo prazo, entre aqueles que nunca ouviram o Evangelho. Atualmente, possuímos 4 centros de treinamento em diferentes regiões do mundo:
Ásia: Irã, Afeganistão, China, Paquistão, Índia, Bangladesh, Maldivas, Mianmar, Nepal, Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas, Brunei.
Oriente Médio: Palestina, Líbano, Síria, Jordânia, Iraque, Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Emirados Árabes, Kuwait, Qatar, Bahrein.
Norte da África: Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Mauritânia, Sudão.
África Subsaariana: Mauritânia, Mali, Senegal, Guiné-Bissau, Nigéria, Níger, Benin, Gâmbia, Guiné, Burkina Faso.

Conteúdo Programático

Aprendizado de Idioma

Essencial para se completar o programa com excelência, o participante será mentoreado em métodos de aprendizado de idioma e investirá grande parte do seu tempo nessa atividade para que se torne parte do povo em que estará inserido.

Antropologia Cultural & Islamismo

Cada participante realizará pesquisas antropológicas com o intuito entender melhor a cultura e o contexto que esse estará vivendo, podendo assim proclamar o Evangelho de forma relevante. Além disso, eles também terão as ferramentas necessárias para explorar as nuances das práticas religiosas locais. Alguns dos temas explorados são:
o Ministério Encarnacional
o Cultura e Relatividade Cultural
o Choque Cultural
o Contextualização
o Islamismo Folclórico
o Panorama do Islamismo local
o Pontes para evangelização

Saúde Integral

Para que a missão de levar o Evangelho até os confins da terra possa ser levada a cabo, precisamos de obreiros saudáveis de maneira integral: saudáveis espiritualmente, emocionalmente, fisicamente e saudáveis em suas relações interpessoais. Por isso, cada participante será mentoreado em sua vida ministerial e pessoal de forma integral, estudando, colocando em prática e prestando contas em todas essas áreas. temas como disciplinas espirituais, saúde da família/solteiros no campo, dinâmicas de equipe, finanças e relacionamento com a igreja enviadora. Alguns dos temas explorados são:
o Auto-Cuidado
o Disciplinas Espirituais
o Saúde da Família/Solteiro
o Vida em equipe
o Batalha Espiritual
o Finanças
o Relacionamento com a igreja enviadora

Movimentos de Plantação de Igreja

Como parte essencial da nossa tarefa de fazer discípulos em todas as nações, o participante será exposto a conteúdos e práticas que o ajudarão nessa grande tarefa. Saber ter uma vida espiritualmente aberta entre os muçulmanos, maneiras de se contextualizar e de intencionalmente proclamar a mensagem, serão assuntos amplamente vistos em todo o tempo que o participante estará no programa.
o Visão de Movimentos
o Vida Espiritualmente Aberta
o Buscando Pessoas de Paz
o Evangelismo e Discipulado de Muçulmanos
o Parceria com irmãos locais
o Ministério Urbano
o Mídias para movimentos

Fundamentos de Teologia para viver entre muçulmanos

O trabalho de plantação de igrejas entre os muçulmanos exige uma compreensão mais profunda das Escrituras Sagradas, para que cada participante esteja firmado em sua fé e seja apto para responder dúvidas de novos irmãos de origem muçulmana. Enfatizamos os principais tópicos para um ministério eficiente num contexto muçulmano. Alguns dos temas explorados são:
o Bibliologia
o Trindade
o Cristologia
o Teologia da Graça
o Teologia do Sofrimento

Pioneirismo & Liderança

Para cumprirmos a Grande Comissão devemos levar a Mensagem em todos os lugares que ainda não tem acesso ao Evangelho. Assim, os que estão interessados em participar desse ministério maravilhoso com o Senhor serão mentoreados em como começar novas equipes, explorar novas cidades não engajadas por trabalhadores, e o caratér de um líder que inicia novas equipes em lugares onde Cristo ainda não foi proclamado. Alguns dos temas explorados são:
o Chamado Apostólico
o Pioneirismo e Caráter Apostólico
o Risco e Sofrimento
o Plataformas de Acesso
o Viagens Exploratórias

Programa e Dinâmica Semanal

Nosso programa tem duração de 1 a 2 anos e foi desenvolvido para prover todas as ferramentas para que os participantes possam ao final do programa começar novos projetos e equipes no mundo muçulmano.

  • Tarefas práticas que facilitem o processo de aprendizado de idioma e imersão cultural, bem como a proclamação da Mensagem e busca por novos discípulos do Senhor

  • 30 a 40 horas de envolvimento com o idioma local (incluindo horas aula, tutoria, práticas na comunidade e estudos individuais)

  • Reuniões de exposição e discussão de temas abordados pelo conteúdo do programa

  • Dinâmicas em equipe, como culto, reunião de oração, evangelismo, desenvolvimento de projetos, etc.

  • Prática de Disciplinas Espirituais em equipe e individualmente.

  • Mentoria individual e em grupo, incluindo prestação de contas e aconselhamento.

Requisitos para participar do treinamento

Ser enviado por uma igreja.

Concluir o ACT – Curso Até os Confins da Terra.

Passar pelo processo de candidatura, que inclui uma avaliação psicológica.

Estar de acordo com o regimento interno e ser aceito pela liderança do Impact para o qual está aplicando

Critérios de Avaliação

O participante ao longo do programa renderá contas com a liderança do centro de treinamento para contínua melhora e cuidado. Após o fim do programa ele receberá uma avaliação com base nos seguintes critérios:

Integridade

Relacionamento com Deus, Pureza Sexual, Finanças, Tentações

Relacionamentos

Família/Solteiro, Equipe, Parceiros Enviadores

Ministério

Língua, Cultura, Evangelismo, Discipulado

Chamado

Plataforma de Visto, Planos Futuros, Viagens Exploratórias

Dedicação

Participação de todas as atividades propostas com empenho