Isfahan – 21 | Rota do Sol

Isfahan tem uma população de, aproximadamente, 1 milhão e meio de habitantes, o que a torna a terceira maior cidade do Irã, após Meshed (Mashhad) e Teerã.

A cidade foi a esplêndida capital das dinastias Seljuq e Safavid e, devido às suas magníficas praças públicas, alamedas, arquitetura (com belos azulejos pintados à mão) é considerada uma das cidades mais bonitas do mundo — o que motivou a expressão iraniana “Isfahan é metade do mundo”. Esta antiga cidade foi capital da Pérsia de 1598 a 1722, sendo conhecida por seus tapetes finos e filigranas de prata. Atualmente, fábricas têxteis e siderúrgicas têm o seu espaço. 

Historiadores atribuem aos safávidas os primeiros governantes a lançar as bases para uma consciência nacional no Irã, uma terra habitada por diversos grupos étnicos e religiosos. Eles instituíram o islamismo xiita como a religião do país, promoveram o sufismo e estabeleceram o capitalismo de estado para dar suporte aos objetivos políticos e sociais de grande alcance. A estrutura da cidade é importante por personificar esta unidade religiosa, comercial e política, e era excepcional no começo do mundo islâmico moderno. 

A maioria dos iranianos são muçulmanos dos Doze Imãs (um ramo xiita), que é a religião oficial do estado. Os dois pilares do xiismo iraniano são a promessa do retorno do 12° imã divinamente inspirado (que eles acreditam ser o mahdi, o messias islâmico xiita), e a veneração de seus antepassados martirizados. A ausência do imã contribuiu indiretamente para o desenvolvimento de um clero xiita no Irã moderno, cuja tendência ao status, particularmente no século 20, levou a uma proliferação de títulos honoríficos únicos no mundo islâmico. O clero xiita tem sido a força política e social predominante no Irã desde a revolução de 1979.

Pequenas comunidades de cristãos, judeus e zoroastras também podem ser encontradas no país. Os cristãos são o grupo mais numeroso (sendo os armênios ortodoxos a maioria). Os assírios são nestorianos, protestantes e católicos romanos, assim como alguns convertidos de outros grupos étnicos. No Irã, todas as pessoas de etnia persa ou de origem muçulmana (mesmo que não pratiquem o Islã) são consideradas muçulmanas. 

Qualquer um que se torne cristão é declarado apóstata e pode encarar a morte. A constituição iraniana reconhece as religiões históricas minoritárias do zoroastrismo, judaísmo e cristianismo, mas não permite que igrejas evangelizem ou distribuam materiais em farsi (língua persa), e o proselitismo é proibido. Mesmo assim, o número de muçulmanos vindos para Cristo continua a crescer grandemente no Irã, apesar da perseguição. 

Senhor, o Evangelho está encoberto para muitos persas, que estão perecendo em Isfahan, pois sua mente foi obscurecida pelo deus deste século. Clamamos, ó Pai, por Tua misericórdia sobre esse povo! 

  • Ore para que a Palavra do Senhor seja conhecida em Isfahan, transformando vidas. Que o povo veja a glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (2 Coríntios 4:3-6);
  • Ore para que seja permitida a distribuição de material bíblico na língua persa. Que todos no Irã possam ter acesso ao Evangelho;
  • Agradeça ao Pai pelo crescente número de convertidos a Jesus, mesmo em meio à perseguição. Que a luz de Cristo resplandeça nas trevas e dentro de cada coração; 
  • Peça ao Senhor que os moradores de Isfahan — esta bonita cidade — vejam a beleza do Evangelho; que seus olhos sejam abertos para enxergarem o Caminho que nos conduz à cidade celestial;
  • Que 10% dos muçulmanos de Isfahan se tornem seguidores de Jesus até 2030.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de ler