Makassar – 02 | Rota do Sol

Makassar é a capital da província indonésia de Sulawesi do Sul, com 2.696.242 habitantes. É a maior cidade na região oriental da Indonésia e o quinto maior centro urbano do país. A cidade localiza-se na costa sudoeste da ilha de Sulawesi, voltada para o estreito de Makassar. Ela não é apenas a porta de entrada oriental da Indonésia, mas também o epicentro do oeste e leste do país. 

Um fato interessante é que, quando os holandeses conquistaram a Melaka Portuguesa na Malásia em 1641, Makassar tomou-se a maior base portuguesa no sudoeste da Ásia. 

A população portuguesa aumentou de centenas de pessoas para milhares, atendidas pelas igrejas franciscanas, dominicanas e jesuítas, bem como pelo clero regular. Ao longo da história, Makassar foi um porto de comércio importante, sede do centro do Sultanato de Gowa e de uma base naval portuguesa, antes de ser conquistada pela Companhia Holandesa das Índias Orientais no século 17. 

Makassar é o lar dos bugis, dos quais 97% são muçulmanos. A cegueira espiritual cobre Sulawesi do Sul. Enquanto a maioria dos grupos étnicos da Indonésia são amigáveis, os bugis são conhecidos por serem difíceis e desconfiados em relação às pessoas de fora. 

A oração é a chave para quebrar fortalezas espirituais e resgatar pessoas do reino das trevas e trazê-las para o Reino da Luz. 

Oro para que o povo de Makassar, que vive na região da sombra da morte, veja a ti, Senhor Deus, a tua glória e luz eterna. Que os bugis que estão assentados nas trevas vejam uma grande luz, pois sobre eles a tua luz raiou. (Isaías 9:2; 60:19-20; Mateus 4:16)

Há relatos de que o DMM (Movimentos de discipulado) na ilha de Java, está impactando os estudantes bugis e muitos estão encontrando Jesus. Eles levam sua fé às suas regiões de origem no sul de Sulawesi. Estas são as sementes do movimento, mas muito mais precisa ser feito. 

  • Ore para que os olhos dos bugis sejam abertos para verem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Sabemos que a oração é crucial a fim de preparar os corações para receberem a Cristo, então clamemos a Deus para que muitas famílias bugis saiam das fortalezas do Islã para a liberdade em Cristo. 
  • Ore por obreiros que estejam dispostos a perseverar neste ambiente hostil. 
  • Ore para que Deus levante trabalhadores que entendam a cultura muçulmana e que possam levar o evangelho a eles com eficácia.
  • Ore para que 10% dos muçulmanos em Makassar venham aos pés de Jesus nos próximos 10 anos.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de ler