Banjarmasin – 01 | Rota do Sol

Banjarmasin, capital de Kalimantan do Sul, uma província da Indonésia na ilha de Bornéu, está localizada a 22 km do mar de Java. Como partes da cidade estão abaixo do nível do mar, a cidade se eleva e abaixa com a maré.

Banjarmasin é o lar do povo banjar, uma etnia antiga de ancestralidade mista que vive no sudeste da Indonésia. 

Os banjar são chamados de “povo da água”, pois suas casas são geralmente construídas sobre palafitas ao longo das margens dos rios, e eles dependem desses canais fluviais para sua subsistência. 

Pegando um pequeno “klotok” (barco motorizado), é possível ver, ao longo de rios e canais, uma grande variedade de atividades: pessoas banhando-se, lavando roupa, conversando e comprando frutas, vegetais e peixe das vendedoras em pequenas canoas. Em geral, os nativos não estão abertos a pessoas de fora que vêm visitar ou fazer negócios. 

O povo banjar raramente se muda para outras áreas da Indonésia. Eles tendem a se casar e se estabelecer com seus pais e outros parentes em Kalimantan. A maioria encontra seu sustento na agricultura ou na plantação próximo aos rios. Comércio, transporte e mineração também são ocupações proeminentes. 

Senhor, tu enviaste Jesus como uma testemunha para testificar a respeito da luz, a fim de que todas as pessoas de Banjarmasin possam crer por meio dele. Ele é a luz para revelação aos banjar, anunciando a eles que Deus é a luz e que nele não há trevas. (Jo 1:7; Lc 2:32; 1Jo 1:5)

A penetração do Islã na sociedade banjar influencia cada aspecto da vida individual e familiar. A religião é a força primária no controle do crime, como roubos e jogos de azar. A identidade banjar é inseparável da religião islâmica. Noventa e seis por cento da população é muçulmana. A mesquita Sabilal Muhtadin, localizada à beira do rio Martapura, é o maior ponto de referência na cidade. Inaugurada em 1979, o prédio acomoda milhares de adoradores nas orações de sexta-feira.

  • Peça ao Senhor da seara que envie aqueles que estão dispostos a ir e compartilhar Cristo na cidade de Banjarmasin. 
  • Ore para que Deus se revele às pessoas de Banjarmasin em sonhos e visões. 
  • Ore para que Deus use cristãos indonésios para compartilhar Cristo em Banjarmasin.
  • Peça ao Senhor que salve líderes-chave na cidade, para que estes proclamem ousadamente o Evangelho.
  • Clame com autoridade sobre os principados e poderes espirituais que estão mantendo as amarras, para que haja libertação. 
  • Peça a Deus para levantar um grande exército de intercessores para se colocar na brecha pela cidade de Banjarmasin.
  • Que 10% do povo banjar venha a Jesus nos próximos 10 anos.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de ler