Pattani – 05 | Rota do Sol

Pattani, cidade ao sul da Tailândia, é a capital da província de Pattani, na costa leste da Península da Malásia. A população da cidade é de um pouco mais de 40.000 habitantes, sendo um misto dos grupos étnicos malaio, tailandês e chinês e das religiões muçulmana e budista. A maior parte da população é malaio-muçulmana e seu trabalho é autônomo, como agricultores ou pescadores. 

A cidade é localizada na foz do rio Pattani. Pattani era uma cidade-estado muçulmana independente, dominando uma grande porção de seus arredores até o século 16, quando se tornou um estado vassalo de Sião (atual Tailândia). Os malaios pattani formam uma comunidade étnica de muçulmanos devotos, descendentes de muçulmanos malaios. Devido à sua dedicação à fé islâmica, os pattani possuem uma identidade distinta na Tailândia. Eles vivem em um lugar que é como um ecótono cultural (isto é, uma região de transição) entre as culturas malaias muçulmanas ao sul e as culturas tailandesas budistas ao norte. Com o passar dos anos, sua cultura muçulmana única os levou a muitos movimentos separatistas contra o governo tailandês. Como a província de Pattani está muito distante do centro do governo tailandês, os pattani têm desenvolvido um sentimento de singularidade e independência. Contudo, cada vez que o governo tenta centralizar o controle no estado, a independência dos malaios pattani é ameaçada. Isto tem causado ressentimentos em relação ao governo. 

A província de Pattani foi uma das primeiras regiões do sudeste da Ásia a adotar o Islã, a partir do século 14. Há 636 mesquitas, de acordo com o Departamento de Assuntos Religiosos, sendo que 99% são associadas ao islamismo sunita e o 1% restante, ao islamismo xiita. Não há seguidores de Cristo conhecidos entre os malaios pattani.

Ó Senhor, as Boas Novas estão encobertas aos muçulmanos pattani que estão perecendo, pois o deus deste mundo tem cegado suas mentes. Faça com que os malaios pattani descrentes vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Oro para que eles vejam Jesus Cristo como Senhor. Que a sua luz resplandeça na escuridão e em seus corações, dando a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo Jesus. (2 Coríntios 4:3-6)

* Ore pela paz de Deus na cidade de Pattani.

* Ore para que o Espírito Santo revele Cristo aos líderes malaios pattani. 

* Ore para que o Deus Filho, Jesus Cristo, se revele aos líderes malaios pattani em sonhos.

* Peça ao Senhor que levante pessoas de paz entre os malaios pattani que receberão o evangelho e o transmitirão a muitos outros. 

* Ore para que 10% dos muçulmanos pattani venham a Jesus nos próximos 10 anos. 

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de ler