Anantnag – 13 | Rota do Sol

Anantnag é uma montanhosa e belíssima cidade a oeste do Himalaia, no território de Jammu e Caxemira. Devido à altitude extrema, a maior parte da região é coberta por neve e geleiras. Anantnag significa “inúmeras fontes de água” e é o nome preferido pelos hindus e sikhs da região. Já a maioria muçulmana prefere usar o nome Islamabad, em homenagem ao antigo governante Islam Khan.

Depois de quase ter sido reduzida a pó, em conflitos na década de 1990, Anantnag se recuperou rapidamente nos anos subsequentes ao acordo de cessar fogo entre Índia e Paquistão, em 2003. Hoje, está entre as 100 cidades de desenvolvimento econômico mais acelerado. Sua posição centralizada no principal eixo rodoviário norte-sul também a torna um centro de partida para inúmeros destinos turísticos, transformando o Vale da Caxemira em um grande centro econômico. Lamentavelmente, o controle territorial da região voltou a ser fortemente disputado, com a China entrando no conflito, que se exacerbou em 2020 — especialmente durante os períodos de lockdown, por causa da Covid-19. Em 2021, é provável que o problema se agrave ainda mais.

A população — que inclui uma grande quantidade de tropas e trabalhadores migrantes — é de, aproximadamente, 1,1 milhão de pessoas. As línguas consideradas oficiais são o hindi, o caxemire, o dogri, o urdu e o inglês; a taxa de alfabetização na região está em torno de 63%.

Além da agricultura, muitos habitantes são carpinteiros habilidosos, tapeceiros e fabricantes de roupas para o rigoroso inverno. O turismo também é uma importante fonte de renda para a cidade, porém, tem declinado nos últimos anos devido à violência na região.

Do hospitaleiro povo caxemire, 97,6% são muçulmanos sunitas, que seguem um rígido código de conduta, influenciados pelo Islã místico e pela cultura persa. Há, ainda, 1,7% de hindus e 0,6% sikhs. Apenas 0,1% da população é cristã.

Muitos caxemires já ouviram falar de Jesus Cristo, mas O consideram um mero profeta e mestre, e acreditam que a Bíblia está errada nos pontos em que contradiz o Corão. Os cristãos são considerados imorais e pervertidos, e os muçulmanos convertidos ao cristianismo, frequentemente, sofrem perseguição.

  • Senhor Deus e Pai, nós Te pedimos pelo povo de Jammu e Caxemira, especialmente pelos muçulmanos daquela região. 
  • Que, em tempos de conflitos por controle territorial, o Teu Espírito convença o povo caxemire de que toda a terra, o mundo e todos os que nele habitam são Teus, e que eles também estão incluídos no Teu plano de amor para a salvação de todos os povos. 
  • Que eles tenham sonhos e visões de Ti, Jesus, e que venham a entender que Tu és o verdadeiro Senhor, não importam as circunstâncias. 
  • Que eles saibam que em Ti, Jesus, é possível ter a paz interior que excede todo o entendimento, mesmo em meio a guerras. 
  • Pedimos que o pequeníssimo número de cristãos ali se mantenha firme na fé, mesmo quando perseguidos; que sejam sal e luz entre o seu próprio povo. 
  • Pedimos que o Senhor envie mais obreiros corajosos e audaciosos para aquela região, pois a seara é tão grande! 
  • Pedimos, ó Pai, 10% dos caxemires para Jesus nos próximos dez anos, para a salvação deles, alegria do Teu povo e honra e glória ao Teu nome!

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de ler