Herat – 12 | Rota do Sol

Herat é a terceira maior cidade do Afeganistão e a capital da província de mesmo nome. Localizada no vale fértil do rio Hari, a poucos quilômetros da fronteira com o Irã e o Turcomenistão, Herat — com seus mais de 3 mil anos de uma rica história — é um importante centro comercial, industrial, cultural e religioso do país.

Ela foi conquistada, destruída e reconstruída várias vezes ao longo de sua existência e, hoje, com cerca de meio milhão de habitantes, é a maior e mais urbanizada cidade do oeste do Afeganistão.

Herat tem acesso a outras cidades importantes, como Kandahar, Cabul e Mazar-e-Sharif. É famosa por seus inúmeros sítios históricos, como a Cidadela de Herat e o Complexo Musalla, com seus minaretes.

Atualmente, é considerada mais segura que outras províncias do Afeganistão. Seus habitantes são conhecidos pela hospitalidade para com os estrangeiros e por serem mais religiosos que os moradores de Cabul.

Assim como em todo o Afeganistão, a maioria dos muçulmanos de Herat é sunita, mas a convivência com o ramo xiita costuma ser bastante pacífica.

Herat abriga uma sociedade multiétnica. Os povos tajique e farsiwan,  falantes da língua persa, compõem cerca de 65% da população, enquanto os pachtuns correspondem a 30% dos habitantes. Ali também vivem os hazaras (2%), usbeques (2%) e turcomenos (1%) — todos grupos muçulmanos.

Deus Altíssimo, o Senhor é tremendo! O Senhor é o Rei da cidade de Herat. Que seus habitantes O louvem porque Tu és o grande Rei de toda a Terra! Tu estás assentado no Teu santo trono. (Salmos 47.2,6-8).

  • Agradeça a Deus por guardar Herat da violência, e pelo povo amável e acolhedor que ali vive;
  • Peça para que Deus desperte servos fiéis que queiram morar entre os heratis para proclamar e testemunhar de Jesus;
  • Ore para que Deus Se revele em sonhos e visões, preparando o coração dos heratis para receber a Sua Palavra;
  • Peça a Deus que essa cidade — tão antiga e dominada por tantos impérios — possa, enfim, ser governada pelo Rei Jesus;
  • Ore para que, pelo menos, 10% dos muçulmanos de Herat venham a Jesus até 2030.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de ler