Karachi – 16 | Rota do Sol

Karachi, capital da província de Sinde, é uma cidade portuária localizada na costa do Mar Arábico, no sul do Paquistão.

Centro industrial, econômico, comercial, portuário e de transportes do Paquistão, é uma das cidades em maior crescimento no mundo, e também um dos núcleos educativos mais importantes da Ásia meridional e do mundo islâmico.

Embora os islâmicos correspondam a 96,5% da população, Karachi é considerada uma das cidades mais seculares e liberais do país. Sua língua majoritária é o urdu (a língua nacional), mas muitos outros idiomas e dialetos também são falados ali.

Karachi é a cidade mais populosa e cosmopolita do Paquistão. É grande em diversidade, pois abriga o maior número de grupos étnicos, linguísticos e religiosos no país, tanto de paquistaneses quanto de estrangeiros — é o lar de um grande número de migrantes e refugiados. Os moajires indianos e seus descendentes representam quase a metade da população da cidade e há muitos outros refugiados da Índia, Afeganistão, Irã e Bangladesh. Atualmente, Karachi abriga também um dos maiores grupos de rohingyas que fugiram de Mianmar.

A maioria dos habitantes é muito jovem (37,7% têm menos de 15 anos). Os maiores de 50 anos são apenas 4,4% da população.

Violência, criminalidade, falta de infraestrutura e moradia adequada, terrorismo, desigualdade social e conflitos entre os tantos grupos étnicos são alguns dos muitos desafios da populosa e importante cidade de Karachi.

Senhor, nós tapamos o muro e nos colocamos na brecha a favor da cidade de Karachi. Ó Deus, nós nos achegamos confiadamente junto ao Teu trono de graça, pedindo que Tu não a destruas; que essa cidade receba misericórdia e ache graça para socorro em ocasião oportuna. Como guardas sobre os muros, jamais nos calaremos, nem de dia nem de noite, e não descansaremos até que o Senhor ponha a cidade de Karachi por objeto de louvor na terra. (Hb. 4:16; Ex. 22:30; Is. 62:6-7 — ARA).

VAMOS ORAR

  • Pela diminuição da criminalidade e violência em Karachi;
  • Pelos seus vários problemas urbanos;
  • Pela população jovem da cidade;
  • Por paz entre os diversos grupos étnicos que convivem ali;
  • Por cura e restauração do coração dos refugiados em Karachi;
  • Para que 10% dos habitantes de Karachi entreguem sua vida ao Senhor Jesus até 2030.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de ler