Sem reservas - a vida de William Borden - parte 1

24/09/2018 11:00:00

Este é primeiro texto de uma série de três, que contará a história de um jovem inspirador. 
 
“Alcançar todo o mundo em nossa geração!”. Este era o lema de 100 mil jovens universitários, apaixonados por Jesus, ousando sonhar grande para a glória de Deus. Eram jovens de excelente formação em universidades de ponta. A renomada Universidade de Yale, por exemplo, foi impactada por um desses jovens, o William Borden. 

Ele era um líder nato, homem de oração, que discipulava e ajudava as pessoas mais carentes. Algo que chama a atenção é que ele era um milionário, mas não ostentava. Ele guardava no coração a palavra de Deus para não pecar contra Ele (Salmo 119:11). 

Mas esse foco tão afiado para a vida tinha sido forjado antes da faculdade. Como presente de formatura do Ensino Médio, William ganhou uma viagem de volta ao mundo! O que naquela época era algo bem inusitado e arriscado. Mas com 16 anos, viajando com um missionário, William começou a sentir um chamado específico e escreveu para sua família e amigos: “Ao ver mais do mundo, penso que serei um cristão entre povos que ainda não conhecem a Jesus...”. O pai magnata, perdendo o futuro administrador de suas empresas, o admoestou: “Conversamos depois que você se formar...”. E um amigo foi mais claro e direto: “Cara, não desperdice a sua vida nem a sua fortuna!”. 

Ao ler as respostas, William escreveu em sua bíblia: “No reserve”, que significa “sem reservas”. 
William não pensava em seu próprio benefício, herança, vida, conforto. Ele queria viver uma vida sem reservas, uma vida com propósitos! Ele levou isso a sério e passou a ensinar os seus discípulos a dizerem “NO” para eles mesmos e “YES” para Jesus. 

O que significa viver sem reservas para você? Mesmo com esta firme convicção, William fez uma excelente faculdade. Mas não depositou sua confiança no conhecimento nem na promissora carreira. Ao invés disso, iniciou um movimento estudantil em que 1000, dentre os 1300 alunos de Yale, passaram a participar de grupos de estudos bíblicos.

Ele não queimou sua herança, nem jogou fora. Ao invés disso, investiu para viabilizar projetos de ação social nas redondezas da universidade, comprando prédios e recursos. Onde está o seu coração? Ali estará o seu tesouro. 

Não guarde somente para você: compartilhe essa história com um amigo!